Administração de CCS

Administração de CCS – Centros de Conveniência e Serviços

Os CCS dependendo de suas dimensões, se igualam aos shoppings, necessitando de um time especializado para sua administração que deverá cuidar atentamente da operação, marketing e do mix de forma a atender o consumidor final. Aqui também, o sucesso do negócio somente depende do sucesso das vendas dos lojistas instalados. É nesse ponto o maior desafio, ter uma gestão profissional com expertise de shopping, mantendo os baixos custos de operação do CCS para lojistas e empreendedor.

A Ultra desenvolveu metodologia específica para a administração de CCS, combinando o que há de relevante na expertise de shoppings, com procedimentos e automação necessária para manter o custo adequado a esses empreendimentos. Daí destacamos:

Diagnóstico situacional e planejamento estratégico – passo inicial de todo o processo, essa etapa analisa a real situação do empreendimento em todos seus aspectos, e desenvolve um planejamento estratégico apresentando o caminho, com ações preventivas e corretivas, para se obter o melhor performance do negócio. Esse planejamento inclui a definição de metas e ações administrativas, operacionais, de marketing e comerciais para o aprimoramento do mix.

Terceirização da controladoria – implantação de uma controladoria terceirizada, que processa desde o controle dos contratos de locação até o contas a receber, incluindo aí toda parte orçamentária, controle de pagamentos, contabilidade e RH. Este é um ponto fundamental na desoneração da equipe administrativa local, além dos benefícios de se ter permanentemente uma equipe de qualidade treinada nesses procedimentos.

Sistemas operacionais – implantação de sistemas e apps de gestão operacional, com acesso via web, que permitem todo controle a distância, com funções como: integração com lojista para solicitação de serviços e controle de acessos; registro e acompanhamento de ocorrências; controle de rondas; controle de check lists específicos para cada empreendimento, e muito mais.

Equipe especializada – disponibilização de equipe especializada para cada setor do negócio: operações, administrativo-financeiro, marketing e comercial, de forma que o CCS passa a ter a mesma qualidade de gestão de um shopping, mas com os custos adequados a suas dimensões.

Motivos para contratar a Administração da Ultra

A terceirização da administração de um CCS é um passo importante no aprimoramento do negócio, levando o empreendimento a obter seu máximo performance, considerando o mercado onde está inserido e suas características físicas. A gestão profissional otimiza a equipe condominial e implanta uma interface estratégica entre a operação e os investidores, disponibilizando conhecimento e procedimentos que por vezes os investidores desconheciam ser necessários. Dentre as vantagens da administração integrada, podemos destacar:

  • Utilização da equipe estruturada da Ultra, com gerências especializadas para cada área como operações, administrativa financeira, e marketing. Na prática, os empreendedores passam a ter a sua disposição a mesma estrutura profissional dos grandes grupos de shopping.
  • Definição de um planejamento estratégico de longo prazo para todas as áreas, objetivando o aprimoramento do empreendimento e seu perfeito casamento com o mercado que atende.
  • Inserção do empreendimento no mercado nos mais diversos aspectos: junto ao público consumidor e sociedade local, e junto ao mercado lojista, atingindo as principais marcas nacionais.
  • Redução da vacância e aprimoramento do tenant mix, com a implantação de um cronograma de comercialização adequado considerando metas e prazos definidos.
  • Implantação de manuais para cada uma das áreas, definindo de forma clara procedimentos e responsabilidades de cada cargo, proporcionando padronização e segurança operacional ao negócio.
  • Implantação de rotinas de governança corporativa, proporcionando aos empreendedores uma visão clara do desempenho de seu negócio, em tempo real.
  • Implantação de reuniões de performance para apresentação dos resultados e comparação com as metas definidas no planejamento.
  • Presença profissional frequente da equipe da Ultra, no gerenciamento de cada área específica.
  • Redução de custos operacionais com a otimização de procedimentos, implantação de sistemas de acompanhamento e auditoria, com atualização tecnológica contínua.
  • Aperfeiçoamento da Imagem do empreendimento para os mercados consumidor e lojista, e o consequente aumento de atratividade para ambos.
  • Valorização Patrimonial, como consequência da otimização do desempenho do negócio e maximização do resultado financeiro.