Diagnóstico Situacional

O objetivo de um diagnóstico situacional é estabelecer o real potencial de um shopping ou centro comercial em termos de fluxo, vendas, receitas e resultados, e compara-lo com a performance encontrada atualmente.

Esse diagnóstico destina-se a empreendedores e proprietários de shoppings e centros comerciais, principalmente àqueles com administração própria, que com o resultado desse trabalho poderão traçar metas e ações de forma a otimizar o resultado de seu negócio.

O resultado final é, através da identificação dos pontos fortes e fracos do seu desempenho histórico e atual, a elaboração de um plano estratégico de ações comerciais e operacionais necessárias para aproximação da operação ao real potencial do empreendimento.

Para a consecução desse objetivo, é necessário que o empreendimento e sua operação sejam analisados em todos os seus aspectos.

Mercadológico – compreende o estudo do mercado em sua área de influência, definição do consumidor alvo e do potencial de vendas por ramo de atividade. Essas informações determinam o mix ideal do empreendimento que comparado com o atual definem as carências e excessos nas diferentes atividades instaladas.

Marketing – compreende a análise do calendário, campanhas, e demais esforços desenvolvidos pelo departamento de marketing, bem como os resultados obtidos. A análise é importante para o correto balanceamento e distribuição das verbas do fundo de promoções.

Comercial – compreende a análise do planejamento comercial existente, dos esforços comerciais para a locação dos espaços disponíveis, das técnicas e procedimentos utilizados na prospecção, das equipes dedicadas e parcerias desenvolvidas com terceiros nesse sentido.

Operacional – compreende a análise e vistoria minuciosa do imóvel, sua conservação e manutenção, custos envolvidos na operação e possíveis aprimoramentos tecnológicos e ou de procedimentos para aumento de produtividade e redução de custos.

Administrativo Financeiro – compreende a análise das operações de controladoria, jurídico e locações, especificamente averiguando os procedimentos de faturamento e contas a receber, com o objetivo de identificar perdas de receitas pelos mais diversos motivos comuns ao segmento.

Budgets – compreende a análise dos orçamentos de cada centro de custo: empreendedor, condomínio de despesas e fundo de promoções, objetivando a clara separação e projeção futura dessas contas.

Estratégia – compreende a análise das estratégias do empreendimento no médio e longo prazos, considerando-se o planejamento de mix e comercial, condições negociais, políticas de relacionamento com lojistas e sociedade local, expansões, alterações de layout, retrofits e planejamento econômico-financeiro do negócio.

Complementarmente, a critério de nossos clientes, desenvolvemos todo o acompanhamento da implantação das ações indicadas no diagnóstico situacional, bem como a mensuração desses resultados e apresentação periódica dos mesmos, comparando-se as metas e os resultados alcançados.