Índice de Potencial para Novos Shopping Centers

Objetivando disponibilizar mais uma ferramenta de análise específica aos nossos usuários interessados em estudar o mercado brasileiro de shopping centers e suas oportunidades de expansão, criamos o Índice de Potencial para Novos Shopping Centers para cada município, considerando as características próprias de cada localidade que propiciam a instalação de shopping centers e ou centros comerciais organizados de varejo, serviços e entretenimento.

Utilizamos uma metodologia que pondera os seguintes fatores para elaboração do índice:

No aspecto consumo, foram considerados os potenciais de consumo das categorias: alimentação fora de casa, gastos com TV a cabo, celular e acessórios, vestuário, e entretenimento, por considerarmos que quanto maior o potencial de consumo por habitante nessas categorias, maior afinidade da população para consumir em shopping centers.

No aspecto patrimônio e mobilidade, utilizamos a ponderação da quantidade de veículos automotores por habitante de cada município, considerando que quanto maior essa média, maior a qualificação econômico-social e consequente aptidão da população para consumir em shopping centers.

No aspecto população, consideramos que municípios com população igual ou superior a 1 milhão de habitantes tem atratividade plena para instalação de shopping centers. Municípios com populações inferiores receberam, de forma escalonada, índices de redução desse grau de atratividade, compatíveis com hábitos de consumo de populações menores.

No aspecto oferta instalada, consideramos que municípios com mais de 10 habitantes por metro quadrado de ABL (Área bruta Locável) instalada estão em equilíbrio e atratividade plena para instalação de shopping centers. Municípios que apresenta menor relação de habitantes por ABL, receberem índices de redução nesse grau de atratividade, proporcionais à oferta instalada.

A normalização e ponderação desses fatores determina o Índice de Potencial para Novos Shopping Centers, variando de 0 a 100, onde o valor mínimo representa a menor possibilidade de sucesso na instalação de um centro comercial e o valor máximo representa um maior potencial do município para a instalação de um novo shopping center.

É importante ressaltar que a análise pura do índice não é suficiente para tomada de decisão em investimentos e ou desenvolvimento do novos centros comercias, devendo ser utilizada apenas como indicador para aprofundamento dos estudos de determinado município e ou região.

Para decisão de investimento e ou implantação de novos centros comerciais ou shopping centers faz-se sempre necessário o desenvolvimento de estudos de mercado especializados e detalhados que contemplem análises de localização do site, acessos, áreas de influência, grau de polarização, capacidade de captação externa, renda discricionária, share de mercado, potencial de vendas por ramo de produtos, e outros igualmente relevantes.

O estudo de mercado associado à uma análise comercial e a um estudo de viabilidade econômico-financeira é o caminho mais seguro para mitigação de riscos no planejamento de implantação e ou expansão de centros comerciais e shopping centers.