SHOPPINGS CRESCEM COM OFERTA DE CONSUMO, LAZER, ENTRETENIMENTO E SERVIÇOS

Com 563 shopping centers, o Brasil tem uma taxa de ocupação de lojas maior do que 95%. Em 2018, o índice de locais vagos nos empreendimentos ficou em 4,8% – mesmo patamar de 2016. É o que afirma Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News: “essa é, inclusive, uma das menores taxas de vacância do mundo. Além disso, no ano passado, os shoppings que inauguraram tinham uma ocupação maior no dia do lançamento do que os que foram inaugurados nos últimos anos. Nossa expectativa é de que esse índice se mantenha estável ao longo de todo este ano”, explica. 

Equilíbrio para Manter Ocupado

Entre as soluções para reduzir os espaços vazios, os centros de compra apoiam os lojistas na negociação de contratos e apostam em novos formatos de lojas para os visitantes. “O setor de shoppings evoluiu e, para se adaptar aos novos hábitos do consumidor, passou a ofertar um mix que equilibra consumo, lazer, entretenimento e serviços. Hoje, os shoppings são complexos em que as pessoas ‘resolvem a vida’. Existem modelos de lojas compartilhadas, por exemplo, em que mais de uma marca ocupa um mesmo espaço, no conceito ‘coworking’. Por outro lado, outras são focadas na experiência do consumidor e não na venda direta”, diz Humai. Segundo a pesquisa do perfil do frequentador, realizada pela Abrasce (2018), 68% dos visitantes vão aos shoppings com o intuito além do consumo. 

Mais Lojas e Shoppings

O total de lojas em shoppings registrou alta de 2,6% em 2018 e, de acordo com o presidente da associação, esse crescimento se deve, principalmente, às 14 inaugurações ao longo do ano passado: “o número absoluto de lojas migrou de 102.300, em 2017, para 104.928 lojas, em 2018.  As regiões Sul e o Nordeste se destacam pelo maior crescimento em número absoluto de lojas”. Para 2019, a expectativa da Abrasce é que o setor cresça 7%, com a inauguração de 16 empreendimentos, que somarão mais de 387 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL)
Fonte: GiroNews

 

Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.