O objetivo de um diagnóstico situacional é estabelecer o real potencial de um shopping ou centro comercial em termos de fluxo, vendas, receitas e resultados, e comparar a performance encontrada com o potencial originalmente esperado e com o atualmente praticado no mercado.
Esse diagnóstico destina-se a empreendedores e proprietários de shoppings e centros comerciais, principalmente àqueles com administração própria, que com o resultado desse trabalho poderão traçar metas e ações de forma a otimizar o resultado de seu negócio.
O resultado final é, através da identificação dos pontos fortes e fracos do seu desempenho histórico e atual, a elaboração de um plano estratégico de ações comerciais e operacionais necessárias para aproximação da operação ao real potencial do empreendimento.
Para a consecução desse objetivo, é necessário que o empreendimento e sua operação sejam analisados em todos os seus aspectos.
Mercadológico – compreende o estudo do mercado em sua área de influência, definição do consumidor alvo e do potencial de vendas por ramo de atividade. Essas informações determinam o mix ideal do empreendimento que comparado com o atual definem as carências e excessos nas diferentes atividades instaladas.
Marketing – compreende a análise do calendário, campanhas, e demais esforços desenvolvidos pelo departamento de marketing, bem como os resultados obtidos. A análise é importante para o correto balanceamento e distribuição das verbas do fundo de promoções.
Comercial – compreende a análise do planejamento comercial existente, dos esforços comerciais para a locação dos espaços disponíveis, das técnicas e procedimentos utilizados na prospecção, das equipes dedicadas e parcerias desenvolvidas com terceiros nesse sentido.
Operacional – compreende a análise e vistoria minuciosa do imóvel, sua conservação e manutenção, custos envolvidos na operação e possíveis aprimoramentos tecnológicos e ou de procedimentos para aumento de produtividade e redução de custos.
Administrativo Financeiro – compreende a análise das operações de controladoria, jurídico e locações, especificamente averiguando os procedimentos de faturamento e contas a receber, com o objetivo de identificar perdas de receitas pelos mais diversos motivos comuns ao segmento.
Budgets – compreende a análise dos orçamentos de cada centro de custo: empreendedor, condomínio de despesas e fundo de promoções, objetivando a clara separação e projeção futura dessas contas.
Estratégia – compreende a análise das estratégias do empreendimento no médio e longo prazos, considerando-se o planejamento de mix e comercial, condições negociais, políticas de relacionamento com lojistas e sociedade local, expansões, alterações de layout, retrofits e planejamento econômico-financeiro do negócio.
Complementarmente, a critério de nossos clientes, desenvolvemos todo o acompanhamento da implantação das ações indicadas no diagnóstico situacional, bem como a mensuração desses resultados e apresentação periódica dos mesmos, comparando-se as metas e os resultados alcançados.
Na sequência apresentamos um breve demonstrativo do relatório de diagnóstico para um centro comercial hipotético.