Aliansce compra mais 21% e será o maior acionista do Shopping Leblon

A Aliansce  Sonae está comprando uma participação adicional no Shopping Leblon que a tornará o maior  acionista do empreendimento, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal. A maior  administradora de shoppings do Brasil está pagando R$ 275 milhões por 21% do ativo, elevando sua participação de 30% para 51% num dos dois shoppings mais upscale do Rio de Janeiro.

A transação avalia o Leblon em R$ 1,3 bi. O vendedor é a Brookeld,  e o valor total da transação chega a R$ 462 milhões porque outro investidor financeiro está comprando 14% do shopping, tornando-se o segundo maior acionista. A companhia deve aproveitar o anúncio da compra para anunciar uma expansão de quase  2.000 metros quadrados no shopping — aumentando a área bruta locável (ABL) em cerca de 8% — além de investir numa  área de gastronomia mais sofisticada.

O Leblon foi parar  no portfólio da Brookeld quando o gigante candense comprou a americana General  Growth Properties (GGP), que já foi tanto uma grande acionista da Aliansce  quanto co-investidora no desenvolvimento do shopping.

Inaugurado em 2006, o Shopping Leblon vende  R$ 1 bi por ano numa  área relativamente pequena. É a terceira melhor venda  por metro quadrado do setor, atrás apenas do Shopping Morumbi  e do Iguatemi Faria Lima.

Antes da covid, as lojas não-âncora do Leblon vendiam R$ 3.800 por metro quadrado/ ano, segundo dados  publicados pela Aliansce  no primeiro tri de 2020.

A aquisição vem num momento em que o mercado de equities, ainda  sob o trauma da covid, continua a precificar os shoppings de forma severa  tendo em vista o valor intrínseco das propriedades no longo prazo.

Os shoppings sofreram relativamente pouco:  encheram toda vez que a taxa de infecção recuou e os inquilinos ficaram  nos shoppings quando receberam pequenos descontos.

BTG Pactual e Bradesco  BBI assessoraram a Brookeld.  A Aliansce  não teve assessores.

Fonte: Geraldo Samor – Brazil Journal