A BR Malls deve anunciar ainda antes do Natal a venda de dois shoppings para a HSI Investimentos, continuando a estratégia da empresa de renovar e encolher seu portfólio.
Originalmente a HSI — a gestora de private equity imobiliário de Máximo Lima — ia comprar três shoppings: Granja Vianna (em São Paulo), Paralela (em Salvador) e Ilha Plaza (no Rio).
Depois da ‘due diligence’, no entanto, o acordo caminhou para apenas dois shoppings, com o Ilha Plaza saindo do pacote.
No mercado, a Granja Vianna e o Paralela são avaliados em cerca de R$ 500 milhões.
Só este ano, a BR Malls já vendeu quatro participações em shoppings, totalizando R$ 454,5 milhões.
Na segunda-feira, a companhia vendeu seus 54,2% no Maceió Shopping por R$ 170 milhões. Ontem, vendeu sua fatia de 50% no Natal Shopping por R$166,3 milhões.
O ‘cap rate’ — um múltiplo usado para avaliar imóveis, igual à renda do ativo dividida pelo seu valor — foi de 8,7% em ambas as compras. (Quanto menor o cap rate, mais ‘caro’ o comprador pagou.)
Transações imobiliárias deste tipo são geralmente comparadas a um título do Tesouro de longo prazo corrigido pela inflação, como a NTN-B com vencimento em 2024, que hoje rende inflação mais 5%.
A compra do Granja Vianna e do Paralela faz parte da estratégia da HSI de fortalecer a Saphyr, sua empresa administradora de shopping centers que sofreu nos últimos anos com algumas apostas que não se pagaram. A Saphyr administra 11 shoppings, incluindo aquisições da HSI como o Metrô Tucuruvi (comprado da JHSF por R$ 440 milhões) e o São Conrado Fashion Mall (comprado da própria BR Malls).
Com essas novas aquisições, a HSI já investiu mais de R$ 1 bilhão de seu Fundo V, que levantou US$ 750 milhões em 2016 junto a fundos de pensão e endowments internacionais. Geraldo Samor