Gestão de CCS – Centros de Conveniência e Serviços

Nos últimos anos, considerado o grande crescimento do número de shopping centers, a saturação de alguns mercados e a atual situação da economia de nosso país, o espaço para a instalação de novos e grandes shoppings ficou reduzido, apontando para a consolidação de uma tendência e criando oportunidade para a implantação de CCS – centros de conveniência e serviços, principalmente em cidades menores cujos potenciais de consumo não suportam um grande centro comercial.

No aspecto comercial os CCS reúnem a segurança e a comodidade dos shopping centers com a praticidade das lojas de rua, oferecendo estacionamento e acesso rápido às lojas e atendendo moradores e trabalhadores do entorno que buscam comodidade.

No aspecto econômico-financeiro os CCS, comumente por terem uma estrutura aberta tipo Open Mall e outras características simplificantes, oferecem custos de implantação para empreendedores e lojistas, e também de operação, significativamente inferiores aos shopping centers tradicionais.

No aspecto da gestão, por serem um negócio de varejo, os CCS dependendo de suas dimensões, se igualam aos shoppings, necessitando de um time especializado para sua administração que deverá cuidar atentamente da operação, marketing e do mix de forma a atender o consumidor final. Aqui também, o sucesso do negócio somente depende do sucesso das vendas dos lojistas instalados. É nesse ponto o maior desafio, ter uma gestão profissional com expertise de shopping, mantendo os baixos custos de operação do CCS para lojistas e empreendedor.

A Ultra desenvolveu metodologia específica para a gestão de CCS, combinando o que há de relevante na expertise de shoppings, com procedimentos e automação necessária para manter o custo adequado a esses empreendimentos. Daí destacamos:

Diagnóstico situacional e planejamento estratégico – passo inicial de todo o processo, essa etapa analisa a real situação do empreendimento em todos seus aspectos, e desenvolve um planejamento estratégico apresentando o caminho, com ações preventivas e corretivas, para se obter o melhor performance do negócio. Esse planejamento inclui a definição de metas e ações administrativas, operacionais, de marketing e comerciais para o aprimoramento do mix.

Terceirização da controladoria – implantação de uma controladoria terceirizada, que processa desde o controle dos contratos de locação até o contas a receber, incluindo aí toda parte orçamentária, controle de pagamentos, contabilidade e RH. Este é um ponto fundamental na desoneração da equipe administrativa local, além dos benefícios de se ter permanentemente uma equipe de qualidade treinada nesses procedimentos.

Sistemas operacionais – implantação de sistemas e apps de gestão operacional, com acesso via web, que permitem todo controle a distância, com funções como: integração com lojista para solicitação de serviços e controle de acessos; registro e acompanhamento de ocorrências; controle de rondas; controle de check lists específicos para cada empreendimento, e muito mais.

Equipe especializada – disponibilização de equipe especializada para cada setor do negócio: operações, administrativo-financeiro, marketing e comercial, de forma que o CCS passa a ter a mesma qualidade de gestão de um shopping, mas com os custos adequados a suas dimensões.