ABL e Potencial de Consumo – Distribuição da ABL dos shopping nos municípios brasileiros.

Um índice conhecido e bem utilizado em análises no planejamento de shopping centers é a quantidade de ABL por 100 habitantes dos municípios, que apresenta um “grau de oferta” dos shoppings instalados em cada município, permitindo comparar diferentes municípios em relação à oferta de ABL instalada.

Porém esse índice sozinho é fraco, pois não considera o perfil sócio demográfico na análise. Nesse quesito, um ótimo índice para se analisar é o Potencial de Consumo de produtos de shopping por habitante, pois para seu cálculo são considerados: população, renda, e perfil de consumo conforme o POF – Pesquisa de Orçamento Familiares.

Inferimos neste exercício que as cidades onde há shoppings são em sua grande maioria cidades economicamente equilibradas, até porque propiciam a operação dos shoppings em seus mercados locais junto ao comércio já instalado. A correlação comércio instalado e shopping centers acompanha a capacidade de absorção do mercado.

O que fizemos foi juntar as duas informações, mapeando para cada município brasileiro, a ABL instalada, a população e o potencial de consumo por habitante. Isso tudo foi compilado e apresentado no gráfico na seguinte forma:

O eixo vertical representa o índice ABL instalada em m2 por cada 100 habitantes.

O eixo horizontal representa o potencial de consumo por habitante em R$/mês.

Cada ponto azul representa um município brasileiro que tem shopping (ao todo 238 – fonte Censo ABRASCE 2022), plotado conforme sua oferta instalada e seu potencial de consumo por habitante. Essa “nuvem” de pontos é a distribuição de nosso mercado instalado.

A reta pontilhada marrom representa a distribuição média desses pontos calculada por regressão linear, ou seja, ela é a média do comportamento dos shoppings instalados, em relação à população e ao potencial de consumo no Brasil.

E para que serve? Conhecendo-se o potencial de consumo de um determinado município pode-se determinar através da reta média qual a capacidade de ABL que instalada o posiciona no “padrão” do mercado brasileiro.

É uma análise preliminar, que agregada a diversas outras variáveis e estudos compõe o todo necessário para o planejamento de um shopping center.