A Aliansce Sonae está negociando a venda de quatro shoppings para fundos imobiliários, transação que deve movimentar aproximadamente R$ 800 milhões, segundo apurou a Coluna com fontes de mercado. O pacotão inclui os empreendimentos Boulevard Londrina (PR), Boulevard Vila Velha (ES), Uberlândia Shopping (MG) e um quarto empreendimento a ser definido no Rio de Janeiro.
A oferta tem por objetivo evitar questionamentos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a respeito de uma concentração de mercado com a futura fusão entre a Aliansce e a BrMalls. A transação dará origem ao maior conglomerado do setor na América Latina, com 69 unidades – muito mais que seus principais concorrentes Multiplan (20) e Iguatemi (16).
Na maioria dos casos, os centros de compras estão espalhados pelo País. O problema está em algumas cidades nas quais Aliansce e BrMalls já têm empreendimentos e, combinadas, passariam a dominar o mercado. No Rio, por exemplo, a Aliansce é dona do Via Parque (Barra da Tijuca), Shopping Leblon, Carioca Shopping (Vila da Penha) e Bangu Shopping.
Ao se desfazer dos ativos, a ideia é reduzir essa concentração preventivamente e evitar que o processo fique parado por muito tempo no órgão antitruste. A fusão já foi aprovada pelos conselhos de ambas empresas e será submetida à aprovação dos acionistas em assembleia a ser convocada na semana que vem.
Fonte: Circe Bonatelli – Estadão