
Com a participação da Ultra em sua implantação, a cidade de Americana ganhou um marco histórico com a inauguração do Americana Shopping em 30 de outubro, trazendo uma nova era de conveniência, lazer e consumo para a população local e de toda a Região Metropolitana de Campinas.
Única cidade paulista com mais de 240 mil habitantes sem shopping
Americana até a inauguração do Americana Shopping era a única cidade do Estado de São Paulo com mais de 240 mil habitantes que ainda não possuía shopping center. Com localização estratégica — a cerca de 126 km da capital — o município possui um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, 0,811, e ocupa o 11º lugar do Estado, segundo o IBGE. Com o 4º maior PIB da Região Metropolitana de Campinas, Americana se destaca também por ser um dos principais polos têxteis da América Latina, com mais de 430 indústrias e forte representatividade nos setores de confecção, comércio e serviços.
Um empreendimento à altura do desenvolvimento da cidade
O Americana Shopping surge como um complexo multiuso no moderno conceito de Lifestyle Center, reunindo 28 mil m² de área bruta locável (ABL), 120 lojas, praça de alimentação, restaurantes, seis salas de cinema e mais de 950 vagas de estacionamento. O projeto ainda prevê torres residenciais e corporativas, integrando trabalho, moradia e lazer em um mesmo endereço.
Entre as principais lojas âncoras e marcas inéditas na região, destacam-se: Renner, C&A, Aramis, Polo Woman, Ferracini, Polo Wear, Planet Girls, Venom, Santa Lola, Lacoste, SMK, Dafyne Presentes, Arietis, e Dudalina.
Forte potencial de consumo e influência regional
Estudo da Sapiens Inteligência em Pesquisa aponta que o Americana Shopping atenderá a um mercado consumidor superior a 500 mil pessoas, abrangendo cidades como Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Limeira, Piracicaba e Paulínia. A pesquisa também revela que o município possui renda média familiar acima de R$ 6 mil e um público com alta demanda reprimida por lazer, gastronomia e experiências de compra — fatores que reforçam a viabilidade e a relevância social do empreendimento.
Um novo ponto de encontro da cidade
Mais do que um shopping, o Americana Shopping foi planejado para ser um espaço de convivência e bem-estar, com estrutura moderna, arquitetura integrada e ambientes que valorizam o convívio familiar e social. A inauguração marca o início de uma nova fase de desenvolvimento urbano, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, além de impulsionar o comércio e valorizar o entorno.
