
Benefícios da Modelagem e Impressão 3D no Projeto de Centros Comerciais
A integração da modelagem com a impressão 3D no setor de arquitetura e construção civil vem revolucionando a forma como projetamos, visualizamos e construímos empreendimentos comerciais. Quando aplicadas especificamente a centros comerciais, estas tecnologias oferecem vantagens significativas que impactam desde a fase de concepção até a experiência final do consumidor.
A modelagem 3D revolucionou a forma como arquitetos e incorporadoras apresentam seus projetos aos clientes e investidores, especialmente em empreendimentos complexos como centros comerciais.
Visualização Realista e Experiência Imersiva
A modelagem agora aliada a impressão 3D é uma poderosa ferramenta que proporciona visualizações realistas antes mesmo do início da construção. Esta tecnologia permite que desenvolvedores, lojistas e investidores visualizem facilmente como será o espaço finalizado, levando a tomada de decisões com maior precisão.
A impressão 3D vai além dos tradicionais desenhos e passeios tridimensionais no vídeo do computador, oferecendo uma perspectiva mais clara e imersiva do projeto e principalmente de suas características de fluxo e visibilidade internas e externas.
São três principais aspectos claramente beneficiados:
Visão externa – na visualização da volumetria do empreendimento, assemelhando-se a uma maquete simplificada o modelo impresso 3D permite aos projetistas e empreendedores terem uma visão clara da volumetria e do aspecto geral do empreendimento como um todo.
No posicionamento – na análise de posicionamento do empreendimento em relação aos demais imóveis, à geografia do terreno e vizinhança, e aos acesos que compõe o viário, proporcionando ao projetista entender a visibilidade do empreendimento para o público do entorno. Veja nesse exemplo abaixo um segmento do bairro de Moema em São Paulo e o posicionamento do principal shopping da região.
Visão interna e comercial – é o ponto mais importante. A impressão das áreas internas do empreendimento é uma ferramenta fundamental para uma prática visualização da distribuição das lojas, das proporções dos corredores, do fluxo, do balanceamento do empreendimento e para definição da sinalização interna. Prontamente se identificam pontos de gargalo e ou pontos cegos que devem ser evitados já na concepção do projeto.
Adicionalmente é uma ferramenta comercial a ser empregada no stand de vendas, os modelos impressos em 3D podendo ser facilmente manuseados são utilizados pelos executivos comerciais para apresentação do mall a potenciais lojistas interessados. Os lojistas podem inclusive identificar de onde sua loja é vista no mall e qual a sua exposição ao público, de forma que o entendimento da planta e a experiência de escolha do ponto sejam aprimorados.
Na Prática
A modelagem e impressão 3D representam ferramentas transformadoras para o projeto de centros comerciais, oferecendo benefícios significativos em termos de visualização, aprimoramento na concepção comercial, e apresentação a empreendedores e futuros lojistas.
A Ultra englobou essa tecnologia em seus novos projetos com excelentes resultados para o todo.