Impressão 3D no Planejamento de Shopping Centers

Num trabalho inovador em conjunto com a Jayme Lago Mestieri Arquitetura, a Ultra desenvolveu o primeiro modelo 3D impresso de um projeto Lifestyle que segue em planejamento para um cliente.

A função primária dessa prototipagem física foi produzir um modelo para o melhor entendimento da volumetria do projeto, e não uma maquete definitiva, que é um processo mais detalhado e em outra escala.

Trazer o modelo de um imóvel qualquer de pequenas dimensões, uma casa por exemplo, para a impressão 3D é simples, pois você consegue trabalhar com escalas de 1:50, mas colocar um shopping center na impressora é um pouco mais complexo, em nosso modelo trabalhamos com escalas de 1:1000 para testes e 1:500 para impressão final que dividimos em quatro partes para adequar à impressora.

Ao trabalharmos com escalas grandes como essas, necessitamos dispensar os detalhes arquitetônicos e focar na volumetria.

O Processo

Inicialmente procuramos fazer a exportação direta de arquivos .OBJ do próprio AutoCad, porém ocorriam distorções nos planos do 3D que impediam uma modelagem de qualidade.

Optamos então por um redesenho, partindo das plantas baixas e utilizando o ThinkerCad, da própria AutoDesk para a modelagem. É um CAD específico para 3D que trabalha com o conceito de blocos e objetos que se somam e subtraem.

O processo todo, para sair das plantas baixas dos dois pisos e gerar os modelos para impressão tomou algo como umas 8 horas de trabalho no ThinkerCad e outros aplicativos específicos para o 3D.

O processo de impressão final na 3D na escala 1:500, feito em quatro etapas, utilizou aproximadamente 40 horas de impressora.

O produto final é muito adequado ao que se aplica, e obviamente pode ser detalhado e impresso em maiores dimensões para a produção de maquetes bem realistas, é só questão de tempo de projeto e impressão.